quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Por que sentimos cólica?

   
No ciclo menstrual, o óvulo năo fecundado é eliminado, causando alteraçơes no endométrio (membrana que reveste o útero). Durante este processo, ocorre isquemia nas células uterinas (baixa irrigaçăo sanguínea), ocasionando dor.
  O nome científico da cólica menstrual é dismenorréia primária (as secundárias, săo consideradas patológicas). Sua intensidade, branda ou pungente, explica-se pela quantidade de prostaglandina no útero.

Dicas da Dra. Mara Solange Carvalho Diegoli :
  As mulheres mais velhas diziam que a dor piorava quando tomavam banho frio e lavavam a cabeça. Piorava mesmo, porque água fria promove o estreitamento dos vasos. Como a prostaglandina não tem por onde fugir, sua presença aumenta as contrações uterinas e a dor fica mais forte. Ao contrário, o calor é bem-vindo. Quando a mulher usa bolsa de água quente, os vasos dilatam, a prostaglandina vai embora e a intensidade da dor diminui. Há um inconveniente, porém: o calor aumenta o sangramento e perder sangue é sempre mau. Por mais que a mulher consiga repô-lo a cada menstruação, ele sempre fará falta, porque o sangue que circula pelo útero, circula também pelos demais órgãos.
  A mulher precisa saber distinguir o fisiológico do não fisiológico. Fisiológico é usar mais ou menos quatro absorventes por dia e a menstruação durar cinco dias no máximo. Se forem necessários seis absorventes ou mais e a menstruação durar sete dias, por mais que o organismo tente repor o sangue que está perdendo cronicamente, não vai conseguir e desenvolverá anemia, por exemplo.Tomar banho, lavar a cabeça não trazem inconvenientes, desde que a mulher use um número de absorventes compatível com a perda de sangue que seu organismo pode suportar. 

Pode aliviar: 
- Procure não pisar no chão descalça.
- Evite lavar a cabeça frequentemente durante o ciclo menstrual.
- Evite beber liquido muito gelado.
- Utilize uma bolsa de água quente na barriga, alivia os sintomas.
- Chás podem ser ótimos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou sentindo muita cólica mas não sei se é menstrual pois não menstruei ainda será que voce poderia me ajudar a descobrir se é menstrual ou não?